segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Preâmbulo.

Relutei durante algum tempo na criação desse blog. Sempre fui meio preguiçoso pra essas coisas, mas agora, com a aproximação da Mostra SP de Cinema e minha já confirmada ida pra lá, me senti meio que compelido a botar quente aqui, até pra servir como válvula de escape pra uma maratona de cerca de 30 filmes durante 10 dias. Enquanto a Mostra não chega, já vou amaciando os dedos postando alguns comentários sobre a Mostra de Cinema Francês promovida pela Aliança Francesa lá no Cine Ouro!

O evento traz filmes inéditos por aqui, de cineastas em sua maioria com decendência africana e que retratam basicamente o cotidiano desses imigrantes na França. Dentro dessa abordagem, se destacam Abdelattif Kechiche, prêmio especial do júri e melhor atriz no Festival de Veneza do ano passado com o excelente O Segredo do Grão, e Rabah Ameur-Zaimèche cineasta que vem despertando grande interesse da crítica.

Do Kechiche será apresentado seu filme anterior, A Esquiva, vencedor de 5 César incluindo melhor filme e diretor em 2004 e que eu ainda não vi. Do Zaiméche serão os 2 primeiros filmes de uma trilogia sobre trabalhadores africanos na França, que começa com Wesh Wesh, o que foi?, seguido por Povoado Number One. Trilogia se encerra com O Último Reduto, seu último filme, recém-lançado e integrante do Festival do Rio deste ano e possivelmente da Mostra SP também.

Mostra do Cinefrance começa hoje com A Esquiva.

Aproveito pra tentar dar uma olhada na estréia da semana aqui do novo filme do Claude Chabrol, Uma Garota Divida em Dois. Chabrol é mestre e apesar de seu último filme, A Comédia do Poder ser bem meia-boca, sua filmografia é sempre de muito interesse, afinal o cara fez coisas geniais como Nas Garras do Vício, O Açougueiro, Mulheres Diabólicas... ou seja, não é pouca coisa não!

Então fica dada a largada a esse pequeno blog que vai bombar de atualizações nos próximos dias.

Veremos!

Nenhum comentário: