quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A RELIGIOSA







Cinco motivos para assistir A Religiosa de Jacques Rivette:

1) Longe de ser apenas mais uma adaptação de um clássico da literatura mundial (famosa obra de mesmo nome do filósofo iluminista Denis Diderot), o filme ganha vida própria ao explorar bem menos seu polêmico viés anticlerical, para dar maior vasão ao sentimento humano e às consequências das escolhas que somos forçados a tomar ao longo de nossas vida.

2) Rivette que sempre foi cineasta da alma e dos sonhos faz aqui seu filme menos experimental, mas não menos ousado e confrontador, talvez o mais relevante e importante de sua brilhante carreira.

3) Anna Karina, musa de Godard, em presença absolutmente luminosa como Suzanne Simonin.

4) Mise-en-scène de Rivette espanta pela aparente simplicidade, mas os passeios de câmera (com a fotografia impressionante de Alain Levett) pelos corredores dos conventos, somados aos cortes secos e abrubtos que em certos momentos parecem enganar nossos olhos, criam um universo de cinema tão sólido, tão frontal e confrontador, que dificilmente sairá da cabeça.

5) Filme espantosamente atual, reflete de maneira corrosiva a maneira como somos tragados pelos anseios de uma sociedade que nos obriga a seguir caminhos tortuosos e obscuros, sem levarmos em conta nossos desejos e vocações.

* * * * *

Nenhum comentário: