terça-feira, 12 de janeiro de 2010

10 + de 2009

Num ano em que tardiamente estrearam em Goiânia 4 dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos (Serras da Desordem, Cleópatra, Erva do Rato e Se Nada Mais Der Certo), em que o cinema foi reverenciado por cineastas magníficos como Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar e Miguel Gomes. Em que Clint Eastwood nos entregou 2 de seus melhores filmes, A Troca e Gran Torino. Em que pela primeira vez um filme de Philippe Garrel passou por um cinema da cidade (A Fronteira da Alvorada) e James Gray sedimentou sua reputação como grande cineasta da atualidade que é com seu Amantes, marcam um ano inesquecível para a história do cinema.

É claro que não posso deixar de mencionar o filme evento de James Cameron, Avatar, que se não entra na minha lista dos 10 melhores do ano, se mantêm firme após revisão. Cameron ao explorar como nenhum outro a tecnologia do 3D, fez um belíssimo filme revisionista sobre a história do cinema comercial hollywoodiano. Referências pipocam na tela a todo tempo, nos remetendo a cineastas da era de ouro como Howard Hawks e John Ford, a megalomania de um Cecil B. DeMille, até chegar a nomes como Steven Spielberg, George Lucas e ele mesmo, James Cameron. Portanto, acho besteira esse papo de dizer que o filme tem um roteiro batido, clichê. Avatar é tudo o que a grande hollywood fez ao longo desses anos todos, reprocessado, remasterizado.

No mais numa lista em que ficam de fora coisas finas como Inimigos Públicos de Michael Mann, Milk de Gus Van Sant, Desejo e Perigo de Ang Lee, Star Trek de J.J. Abrams, O Lutador de Darren Aronofski, Valsa com Bashir de Ari Folman e a Palma de Ouro de 2008 Entre os Muros da Escola, só pode mesmo confirmar 2009 como um ano riquíssimo para o cinema mundial!

TOP 10, 2009:

1- Serras da Desordem

2- Aquele Querido Mês de Agosto

3- Bastardos Inglórios

4- A Troca

5- Cleópatra

6- Amantes

7- Gran Torino

8- A Erva do Rato

9- A Fronteira da Alvorada

10 Abraços Partidos


Há uma certa diferença nessa lista que deixo aqui no blog com a que foi publicada na Jornal da Tribuna pelo amigo jornalista Marco Vigário. Na minha pesquisa de estréias em Goiânia, havia esquecido que Serras da Desordem e Cleópatra foram exibidos discretamente no Cine UFG. E como fã incondiconal do filme do Tonacci (que havia visto há 3 anos atrás na Mostra SP) não podia nunca deixar de colocá-lo no topo da minha lista, até por que eu acho que nunca mais vou ver um filme tão visceral e marcante quanto este. E Cleópatra, uma surpresa revigorante pra quem, como eu, achava que Bressane tinha se perdido num vazio criativo depois de Filme de Amor e Dias de Nietzsche em Turim. Por isso acabaram saindo da minha lista o belíssimo filme de Michael Mann, Inimigos Públicos e o de Luís Eduardo Belmonte, Se Nada Mais der Certo.

P.S.: a lista é de filmes que estrearam no circuito comercial de Goiânia, apenas!

Nenhum comentário: